Recanalização Tubária para Infertilidade

A infertilidade é um problema enfrentado por diversos casais, podendo decorrer de distúrbios femininos ou masculinos. A busca por orientação de médico especialista em reprodução deve ser o primeiro passo.

Dentre as causas femininas de infertilidade, a obstrução tubária é a mais comum. A trompa é um canal por onde o óvulo, liberado pelo ovário da mulher, irá transitar até chegar ao útero. 

Portanto, sua perviedade é fundamental para que o óvulo alcance o útero, onde o espermatozóide poderá encontrá-lo e eventualmente fecundá-lo.

Entre as causas do bloqueio da trompa, estão as alterações infecciosas (clamídia, gonorreia, apendicite), a endometriose e os danos causados por gestações ectópicas (fora do útero) ou por cirurgias pélvicas (laqueadura tubária, cirurgia anexial).

O diagnóstico e tratamento da obstrução tubária pode ser realizado por meio da salpingografia. Neste procedimento, ocorre o cateterismo do útero, seguido da injeção de contraste no seu interior. Caso a trompa esteja obstruída, um segundo pequeno cateter (microcateter) é posicionado no seu interior para recanalizá-la.

Trata-se de um procedimento seguro, realizado com sedação e que permite a paciente retornar precocemente a suas atividades diárias.