Embolização de Varicocele

Varicocele é definida pela dilatação anormal do plexo venoso pampiniforme, que corresponde a rede de pequenas veias que confluem para formar a veia testicular (espermática interna) ao nível do anel interno do canal inguinal.

Esta dilatação venosa geralmente resulta do refluxo venoso ocorrido na veia testicular, tanto por ausência ou incompetência de suas válvulas, como pela presença de veias colaterais aberrantes que entram na veia espermática interna “bypassando” as válvulas competentes.

A incidência estimada é de 15% da população masculina geral, com pico entre 15-25 anos, e de 40% dos homens subférteis e inférteis (a causa mais comum de infertilidade masculina corrigível).

A maioria das varicoceles acomete o lado esquerdo, apenas 1% dos casos acometem exclusivamente o lado direito, e até 30% dos casos são bilaterais

Sintomas

As varicoceles podem ser assintomáticas. Quando sintomática, as apresentações incluem:

Indicações

O tratamento da varicocele é indicado nos seguintes casos:

Tratamento

A embolização das varizes é um procedimento moderno, rápido e seguro, que tem por objetivo interromper o fluxo de sangue que segue para a veia testicular dilatada e consequentemente impedir que ele siga para as varizes.

O procedimento consiste na punção da veia femoral comum, no controle do lúmen venoso por meio de bainha introdutora valvulada e na cateterização seletiva da veia doente, que então será embolizada, preferencialmente com pequenas molas metálicas, bloqueando a passagem de sangue.

Esta técnica é realizada usualmente sob anestesia local ou sedação, proporcionando ao paciente a mesma eficiência da cirurgia (aumento do número e da qualidade dos espermatozóides), porém com um tempo de recuperação menor.