Derivação Intra-Hepática Portossistêmica (TIPS)
A hipertensão portal (HP), com suas repercussões clínicas, implica ainda hoje alta mortalidade, evidenciando-se, em algumas séries, acima de 40%. A etiologia mais frequente da HP é a cirrose hepática.
A abreviação TIPS se origina da sigla anglicana para “transjugular intrahepatic portosystemic shunt” e consiste em um procedimento intervencionista que busca criar uma comunicação (shunt) entre um ramo portal intra-hepático e a veia supra-hepática / cava inferior, transpondo o parênquima hepático, com o objetivo de reduzir o gradiente pressórico portossistêmico (diferença entre as medidas da pressão da veia porta e da pressão venosa sistêmica). Assim, diminuindo a hipertensão portal, consegue-se controlar suas complicações, especialmente a hemorragia varicosa e a ascite.
O TIPS melhora o estado geral e a qualidade de vida. Ao contrário da paracentese para tratamento de ascite, o TIPS não leva à perda proteica e causa melhora do estado nutricional e do metabolismo proteico.
Entre as principais indicações de TIPS, destacam-se:
- Ascite refratária ao tratamento clínico;
- Sangramentos varicosos digestivos refratários aos tratamentos endoscópicos;
- Hidrotórax de repetição.
Devido à complexidade do procedimento, exige abordagem multidisciplinar, envolvendo o médico assistente do paciente e o radiologista intervencionista.