Tratamento da Dor

Neurólise, bloqueio de plexos nervosos e infiltrações locais

O Radiologia Intervencionista conta com diversos procedimentos para o tratamento da dor, entre eles a injeção de analgésicos e anti-inflamatórios diretamente no local da dor (ombro, quadril, cotovelo, coluna) ou nos nervos responsáveis pela dor, nesta última topografia podendo também ser realizada a alcoolização (injeção de álcool). Outra opção é ablações tumorais paliativas.

Bloqueio e Alcoolização Nervosos

Estes procedimentos correspondem a uma injeção feita no trajeto de nervos para alívio da dor. A injeção é composta de anestésicos, substâncias anti-inflamatórias (corticoides) ou álcool e utiliza agulhas finas que são direcionadas ao ponto mais adequado e seguro da injeção, sempre orientadas por métodos de imagem (tomografia computadorizada, ultrassonografia ou fluoroscopia (raio X).

Usualmente a melhora dos sintomas é temporária. O procedimento ainda pode servir como teste terapêutico, que consiste em identificar qual nervo ou estrutura está sendo responsável pela dor.

Indicado para dor aguda ou crônica, o bloqueio com corticoides reduz os níveis de inflamação do nervo e consequentemente a dor.

Quando o tratamento é realizado com álcool, objetiva-se a destruição do nervo de forma definitiva, sendo indicada mais comumente para dores decorrentes da invasão nervosa por tumores diversos. 

Nos casos de neoplasias do abdome superior, sobretudo do pâncreas, o plexo celíaco e os nervos esplâncnicos são os principais pontos de transmissão nociceptiva. A interrupção destas vias nervosas por meio de alcoolização constitui uma importante ferramenta no manejo da dor visceral destes pacientes.

O procedimento pode ser realizado sob anestesia local ou sedação, na maioria das vezes de forma ambulatorial. Usualmente não é doloroso e os efeitos geralmente são imediatos. Alguns pacientes podem necessitar mais de uma sessão para atingir os melhores resultados. 

Infiltrações de coluna

As infiltrações de coluna guiadas por imagem são indicadas no tratamento da dor relacionadas ao disco intervertebral (hérnias de disco) e às inflamações facetárias (articulações entre ossos da própria coluna).

Trata-se de um procedimento médico realizado através de orientação da tomografia computadorizada com uma agulha específica para infiltração. O intuito do procedimento é reduzir a dor do paciente, através da analgesia adquirida pela infiltração local de analgésicos e antiinflamatórios (corticosteróides).

As imagens tomográficas adquiridas durante o procedimento indicam o posicionamento adequado da agulha, reduzindo o risco de complicações.

O procedimento geralmente é realizado com anestesia local ou sedação.  Conforme evolução pós-operatória, o paciente pode receber alta hospitalar após 4 – 6 hs de observação.