Santa Cruz do Sul - RS

Canoas - RS

Radiologia Intervencionista

A Radiologia Intervencionista utiliza recursos de imagem para diagnosticar e tratar doenças em quase todos os órgãos do corpo humano. Este método reduz a necessidade de cortes / acessos cirúrgicos, uma vez que utiliza agulhas e/ou cateteres guiados pelas inúmeras modalidades de imagem.

A especialidade tem ampliado o seu espaço de atuação devido aos seus inúmeros benefícios:

Após avaliação das informações clínicas do paciente e o estudo de exames de imagem prévios, o radiologista intervencionista determinará a viabilidade do procedimento e, caso factível, o tipo de anestesia e o método de imagem que será empregado para guiá-lo.

Entre a gama de tecnologias de imagem disponíveis atualmente, destaca-se:

Através destes recursos, o profissional é capaz de localizar com precisão o alvo do procedimento (tecido, órgão ou tumor) e, desta forma, introduzir agulhas e/ou cateteres com acompanhamento simultâneo das imagens, tornando o procedimento seguro e eficiente.

Os procedimentos devem ser realizados por profissional qualificado, em ambiente específico / apropriado e com materiais adequados para garantir o sucesso diagnóstico e/ou terapêutico, assim como para o pronto restabelecimento do paciente.